No Breaks Monofásicos, Bifásicos e Trifásicos

No Breaks Monofásicos e Trifásicos
4 minutos para ler

A escolha de um No Break ideal inclui a análise de necessidades da sua residência ou empresa como mostrado no texto como escolher seu No Break, um dos requisitos essenciais para escolha é saber qual o tipo de fornecimento de energia do local onde será instalado. Usualmente existem alguns tipos de distribuição de energia, Monofásica ou Poli (diversas fases), quanto mais fases melhor para um melhor balanceamento de carga.

O tipo de fornecimento de energia é definido de acordo com a necessidade de uma empresa ou residência, há um modelo ideal conforme a quantidade de de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e outros equipamentos do local. Entenda melhor as diferenças entre os No Breaks monofásicos, bifásicos e trifásicos a seguir.

Quem faz o cálculo e a definição de qual tipo de instalação elétrica é feito na minha residência/empresa?

Este cálculo é feito pela concessionária de energia elétrica da região, a empresa faz uma avaliação com base no consumo médio de bairro ou através de um questionário preenchido pelo solicitante, onde especifica qual potência aproximada de consumo dessa residência. Com esse cálculo pronto é feito o tipo de ligação que será feito: monofásica, bifásica ou trifásica.

O cliente pode solicitar a concessionária o aumento da carga em sua residência/comércio quando for necessário, porém recomenda-se que se consulte um engenheiro elétrico e um eletricista para entender a mudança e quais as possíveis desvantagens ou vantagens.

As redes disponíveis no Brasil são:

  • Monofásica tem a entrada de energia em dois fios, fase e neutro em tensão máxima de 127V, conhecido como 110V. É o sistema encontrado na maioria das tomadas de residências, a soma de todos equipamentos ligados chega a potência máxima de 8.000 watts.
  • Bifásica recebe a alimentação por três fios, duas fases e um neutro, entre as duas tem o 220V e entre qualquer das fases e o neutro, 127V, também conhecido como 110V+110V. A tensão máxima pode ser tanto 127V e 220V. É uma instalação comum em residências, principalmente na zona rural, e a potência máxima suportada é de 25.000Watts.
  • Trifásica recebe a alimentação por quatro fios, três fases e um neutro. Entre quaisquer das fases se tem o 220V, e entre qualquer fase e o neutro 127V. É a tensão mais utilizada em indústrias, usinas e oficinas pela quantidade de equipamentos ligados que consomem um índice alto de energia. Sua tensão pode ser de 220V ou 380V e consegue suprir uma demanda de até 75.000 Watts.

Influência da distribuição de rede na escolha do No Break

A escolha do No Break considera o tipo de uso, residencial ou comercial e a quantidade de equipamentos que vai ser conectado a ele, considerando com a configuração de carga. Ter a informação do tipo de rede que ele será instalado também é essencial, assim as diferenças entre monofásico, bifásico e trifásico são pela potência de rede de cada equipamento.

No mercado existem os No Breaks Monofásicos, bifásicos e trifásicos onde eles fornecem a configuração de acordo com a rede, ou seja:

Um No break Monofásico de entrada e saída aceita a voltagem 110V e fornece o 110v para carga. O Bifásico vai aceitar a carga de entrada de 220v (110V+110V) e vai fornecer na saída 220V(110V+110V) , e o Trifásico vai aceitar uma carga de 380/220V ou 220/127V e vai fornecer a saída de tensões 380/220V ou 220/127V.

Há também os no Breaks Trimono, onde há a entrada trifásica de 220/127V e a saída monofásica de 220V ou 110V (fase, neutro e terra) ou bifásica sendo 220V (110V+110V), (fase, fase, neutro e terra).

Os No Breaks Cm Comandos atendem as duas configurações, trifásicos e Monofásicos, saiba mais em: www.cmcomandos.com.br.

Você também pode gostar

Deixe um comentário