O que faz um Estabilizador Eletrônico?

5 minutos para ler

Criado muito antes do computador, a fabricação do Estabilizador Eletrônico iniciou-se por volta de 1940 para regular a tensão de aparelhos movidos a válvula, como geladeiras e televisores da época. Desde então, ele acompanhou a evolução da tecnologia.
O Estabilizador é um equipamento eletrônico responsável por corrigir as variações de tensão fornecida pela rede elétrica, que eventualmente apresentam problemas na qualidade da distribuição de energia, e estes transtornos são mais comuns do que imaginamos. Portanto, o Estabilizador tem a função de entregar aos equipamentos sensíveis uma energia estável e
segura, protegendo-os contra alguns tipos de distúrbios elétricos.

E como funciona um estabilizador?

O Estabilizador é composto por um fusível de proteção e uma chave seletora da tensão da rede, para conter situações mais instáveis. Como mencionado anteriormente, ele é utilizado para manter a tensão elétrica de acordo com padrões de qualidade, sua função é receber a carga elétrica e a estabilizar, daí o nome: Estabilizador e por ser capaz também de manter a tensão de alimentação da carga o mais próximo possível da nominal (120V ou 220V) com a capacidade certa para cada equipamento, evitando possíveis avarias, como queimas ou danos irreparáveis, por isso, sua demanda é alta e ele é considerado um produto essencial.

Diagrama do Estabilizador Perfection SP

Diagrama do Estabilizador Perfection MI

Quais modelos de Estabilizadores Eletrônicos que existem no mercado?

Antes de saber quais os tipos de Estabilizadores Eletrônicos que existem no mercado, vamos aprender o significado da sigla kVA. 

Você sabe qual o verdadeiro significado desta abreviação? 

Ela designa a uma medida que equivale a 1000 voltamperes, por exemplo: 2.000 voltamperes significa 2 kVA, 5.000 voltamperes = 5 kVA, e assim por diante. 

Na “linguagem técnica”, ela é a soma vetorial entre a potência do sistema (Watts) e a potência do sistema (VAR).  E ao pesquisar sobre Estabilizadores Eletrônicos, vamos encontrar os modelos monofásico, bifásico e trifásico disponíveis no mercado, assim como os No-Breaks. 

Os modelos Monofásicos são usados em especial nas residências e até pequenos escritórios, uma vez que a energia distribuída pelas concessórias de energia, fornece este tipo de energia para uso doméstico nas tomadas 120V e 220V que serve para alimentar os equipamentos, como TV´s, computadores, impressoras, geladeiras, micro-ondas etc.  

Sua classificação de configuração de rede e de carga é a seguinte: FNT (FASE + NEUTRO + TERRA)

Agora, os Estabilizadores Bifásicos são projetados para serem utilizados em médio e até em grande porte, como: as indústrias em geral. O princípio de sua operação é a comunicação de transformadores que são capazes de somar ou subtrair a tensão da rede de entrada. 

Sua classificação de configuração de rede e de carga é: FFT (FASE + FASE + TERRA)

Já os Estabilizadores Trifásicos são utilizados para corrigir as variações de tensão, proteger os equipamentos assegurando que terão o perfeito funcionamento e uma vida útil de boa qualidade. 

O seu funcionamento é semelhante ao dos Estabilizadores Monofásicos, mas, na verdade, eles operam com três “estabilizadores” monofásicos dentro de apenas um gabinete, e o fato de que as fases são individuais, garantem que a energia seja estabilizada em cada fase, ou seja, de forma exclusiva sem a influência uma das outras. 

Um outro fato é que, boa parte da energia elétrica que é disponibilizada e consumida em todo mundo está sob a forma do sistema trifásico, pois ele oferece inúmeras vantagens de transmissão e de funcionamento para diversos equipamentos. 

E entre as vantagens da energia trifásica, estão: menor uso de cobre ou alumínios na entrega da mesma potência do sistema monofásico, no caso dos geradores eles são menores e mais leves. 

Os Estabilizadores Eletrônicos são mais vantajosos, pois consomem a energia trifásica, que produz mais energia, aumentando a eficiência, confiabilidade e evitando os riscos de quedas de energia indesejáveis. 

Sua composição é: FFFNT (FASE + FASE + FASE + NEUTRO + TERRA)


Os Estabilizadores Trifásicos e Monofásicos da CM Comandos, trabalham de forma eficiente e veloz; protegendo, corrigindo e mantendo a tensão da rede elétrica, que em qualquer caso de variação apresentada por baixa tensão ou alta capacidade de corrente, é detectada e corrigida sem nenhum tipo de atraso. 

O seu alto rendimento elétrico gera menor dissipação térmica e proporciona economia no consumo de energia elétrica. Sendo indicado para aplicações de sistemas médicos de diagnóstico e imagem, laboratórios químicos, ressonâncias magnéticas, computadores, automação bancária, comercial, industrial, processos gráficos, telecomunicações entre outros. 

Conheça mais sobre estes produtos em nosso site:
www.cmcomandos.com.br

Você também pode gostar

Deixe um comentário