A vantagem da utilização do No-Break Centralizado

No-Break Centralizado
3 minutos para ler

A necessidade de uma alimentação interrupta de energia seja no ambiente comercial ou industrial traz a necessidade do uso de No-Breaks que atuam corrigindo e facilitando a distribuição de energia elétrica. Ao escolher qual o melhor modelo de No-Break para atender sua infraestrutura é necessário decidir também a configuração de instalação entre centralizada e descentralizada.

A forma descentralizada significa utilizar um equipamento No-Break em cada ponto da rede, ou seja em cada equipamento que precisa de proteção e a configuração centralizada irá utilizar um No-Break para alimentar e proteger toda a rede. A decisão deve englobar fatores como projeto de rede do local, quantidade de equipamentos que vão ser alimentados, a importância da carga, conhecimento de manutenção e custo do investimento.

Ambas formas de instalação tem suas vantagens e desvantagens e neste artigo iremos conhecer melhor as vantagens da utilização do No-Break Centralizado.

O que é a centralização de No-Breaks?

A centralização de No Breaks como o próprio nome já diz consiste em centralizar toda rede de proteção de energia em um No Break (ou mais de acordo com a necessidade), concentrando toda infraestrutura de proteção de energia em uma central única que ficará alocada na sala de servidores, ou em uma outra localização independente.

Qual a necessidade de Um No-Break centralizado?

Quanto mais equipamentos de proteção de energia uma organização possui mais difícil fica o gerenciamento e controle deles pela equipe de T.I. A centralização permite o gerenciamento dos No-Breaks através de uma rede remota, onde um Sistema de Gerenciamento coleta as informações dos equipamentos de forma simultânea e agrupa em uma única interface, otimizando o desempenho. Assim é possível identificar problemas e possíveis manutenções de maneira mais eficiente, trazendo mais praticidade e segurança operacional.

Instalações que utilizam vários No-Breaks acabam dimensionando cada unidade muito acima da capacidade, sobrecarregando o No-Break e consequentemente consumindo energia elétrica desnecessária. Portanto o uso do No-Break centralizado também contribui para a economia de energia elétrica.

Outra vantagem técnica é que o No-Break centralizado pode ser colocado em paralelo por redundância/capacidade, aumentando a disponibilidade e confiabilidade do sistema.

Utilizando o No-Break centralizado é possível gerenciar os seguintes pontos com a centralização do No-Break de forma mais efetiva:

  • Cargas;
  • Temperatura;
  • Autonomia de bateria;
  • Shutdown escalonado.

Quais as vantagens de um No-Break centralizado?

Utilizar a configuração de No-Break centralizado em sua empresa irá garantir a melhor proteção das cargas por isolação e proteção da energia da carga, além de proporcionar uma autonomia maior das baterias e atender uma variedade de cargas diferentes. Apesar do custo de investimento ser mais alto que o de utilizar No-Breaks de maneira descentralizada o custo de manutenção é mais econômico.

A configuração de mercado do No-Break centralizado atende em maioria a configuração trifásica, com potências entre 3 e 150 kVA. De modo geral possuem baterias externas e podem ser utilizados para interligar um ou mais Banco de baterias em paralelo.


A CM Comandos desenvolve continuamente diversas ferramentas de gerenciamento remoto que permitem maior controle e gerenciamento efetivo do sistema, reduzindo-se o downtime, quer para eventos corretivos ou preventivos.

Conheça as principais características da Interface de Gerenciamento Remoto:

  • Desligamento sequencial e com base na prioridade
  • Compatibilidade multi-plataforma
  • Programação de eventos

Encontre a melhor solução em proteção de energia para sua empresa em nosso site: www.cmcomandos.com.br

Você também pode gostar

Deixe um comentário