Distúrbios Elétricos, conheça os tipos mais comuns!
Os problemas na qualidade da distribuição de energia, são mais comuns do que imaginamos e se agravam em épocas de chuvas e ventanias, causando prejuízos financeiros, queimas de
equipamentos eletrônicos, falhas de operação em linhas de produção e até mesmo danos irreparáveis, já que uma interrupção ou falha no fornecimento de energia elétrica pode comprometer vidas.
Conheça os tipos de Distúrbios Elétricos mais comuns:
Oscilações: Ocorrem quando a energia elétrica fornecida pela concessionária sofre variações bruscas, que normalmente são causadas por cargas que geram picos de corrente na rede.
Ex.: Perda de energia e diminuição da capacidade de transmissão elétrica. Prejudica motores, compressores e eletrodomésticos como geladeiras, ou seja, provocando o mau funcionamento do equipamento da forma a qual ele foi projetado para operar.
Picos e Transientes: Ondas de alta frequência causados pela ação de interferências na rede elétrica, que vão desde galhos que encostam nos circuitos de distribuição dos postes, até pela incidência de raios no sistema.
Ex.: Contaminam a tensão da rede e ao alterarem a frequência das ondas elétricas, afetam o funcionamento de eletrônicos.
Variações de Frequência: Definida como um desvio da frequência em relação ao padrão da rede (60Hz), ocasionadas por grupos geradores com baixa regulação. Geram grandes prejuízos em linhas de produção industrial.
Ex.: Atinge principalmente geradores, transformadores e equipamentos eletrônicos, podendo sobreaquecer ou até queimar componentes.
Distorção Harmônica: São alterações em relação à forma de onda da rede elétrica, que normalmente é senoidal pura, prejudicada pelo efeito de cargas com comportamento distorcivo, como: fontes de computadores, servidores, storages e provocam o mal funcionamento dos equipamentos sensíveis.
Ex.: Drenam energia, degradam os materiais isolantes, causam elevação da temperatura em motores e condutores de energia elétrica, reduzindo sua vida útil.
Blackout: A falta total da energia elétrica fornecida pela concessionária, seja por minutos, horas e até mesmo por dias, geradas por falhas nas subestações de energia ou mesmo acidentes onde há o comprometimento dos postes que sustentam os cabos de energia da rede elétrica de distribuição.
Ex.: Colapso no sistema que ocasiona a interrupção total dos equipamentos alimentados pela rede elétrica e com isso aparelhos essenciais como: servidores de sustentação a vida e demais cargas críticas.
Estes Distúrbios Elétricos de Energia podem ser detectados por meio da Análise de Qualidade de Energia, que é o estudo realizado em pontos críticos no sistema de energia da sua empresa, que permite identificar problemas na rede elétrica, como oscilações e quedas de energia, que podem afetar integridade de máquinas, equipamentos e sistemas de informática e causar enormes prejuízos. Após a identificação destes problemas, o próximo passo é tratar das soluções que protegem e evitam queimas e paradas não programadas.
Com 39 anos de mercado, a CM Comandos oferece as melhores soluções de qualidade e segurança energética para aplicações de missão crítica. Somos uma das maiores fabricantes de No-Breaks (UPS) e Estabilizadores Eletrônicos da América Latina e líder em soluções de proteção de energia.
Consulte-nos e saiba como garantir o perfeito funcionamento da sua empresa: www.cmcomandos.com.br





