5 Dicas de como Dimensionar seu No Break

5 dicas de como dimensionar seu No Break
5 minutos para ler

Para ajudar no processo de escolha de um equipamento de proteção de energia listamos 5 dicas de informações que você deve ter para ajudar no processo de como dimensionar seu No Break para atender suas necessidades.

O No Break é um equipamento eletrônico de proteção de energia que fornece uma energia limpa e sem interrupções. Ele possui baterias internas que durante uma falha ou falta de energia elétrica armazenam energia e passam para os aparelhos conectados a ele, assim é possível salvar trabalhos e desligar os aparelhos e sistemas corretamente sem danos aos aparelhos.

Conheça mais sobre o que é um No Break e sua importância neste post e entenda os tipos disponíveis e suas diferenças, a seguir confira as 5 dicas para dimensionar seu No Break.

1. Saiba quais equipamentos você precisa proteger?

A primeira etapa do processo de escolha é saber qual equipamento eletrônico você gostaria de proteger e se ele é de uso residencial ou empresarial.

No uso residencial ou de escritórios menores os aparelhos geralmente protegidos são Tvs, home theater, modem/roteador, computadores, impressoras, câmeras de segurança, etc. Um No Break de tecnologia mais simples, como exemplo o Offline Standby faz proteção deste tipo de equipamento de maneira ideal.

Já no uso empresarial os aparelhos como data centers, servidores, computadores de alta performance e equipamentos sensíveis que exigem uma energia pura, precisam de No Breaks com níveis de proteção mais avançado. Os Semi interativos e Online de Dupla Conversão são os mais indicados para este tipo de proteção.

Entenda melhor quais os Tipos de No Break e suas aplicações no post Tipos de No Break.

2. Calcule qual a carga total que você precisa conectar ao No Break

Para calcular a quantidade de dispositivos que podem ser ligados a um No Break, multiplica-se a potência em kVA vezes a unidade de fator de potência indicada pelo fabricante.

A multiplicação de ambos números resulta no Watts de potência que o No Break suporta.

A potência do No Break se apresenta em VA (Volt-Ampere), que indica a quantidade de energia que a bateria gera na ausência de rede elétrica. Cada modelo possui uma potência específica que deve ser respeitada para garantindo o bom funcionamento do equipamento, sem sobrecargas.

Os equipamentos eletrônicos informam a potência consumida utilizando a medida Watts (W) ou Volt-Ampere (VA), para chegar na potência total é necessário utilizar a mesma unidade de medida.

O ideal é transformar o consumo de todos os equipamentos para a classificação Watts, que é a potência ativa (Potência ativa (W) = Potência aparente (VA) x Fator de potência (FP) do equipamento).

Os produtos em sua maioria já informam a potência em Watts, caso a informação seja da potência em VA nas especificações técnicas é possível verificar o fator de potência daquele equipamento.

E é importante também checar o numero total de tomadas que você irá utilizar. Não recomenda-se o uso de extensões ou benjamins para ligar o No Break ou os aparelhos conectados a ele, elas podem ser prejudiciais ao desempenho e o tempo de autonomia.

3. Identifique as tensões de entrada e saída necessárias

É necessário saber se a tensão da rede elétrica (110V/220V) da sua casa ou empresa é compatível com a tensão de entrada do No Break e qual a tensão que o equipamento que você deseja proteger irá exigir, pois está deve ser compatível com a tensão de saída do No Break.

No mercado existem No Breaks monofásicos, bifásicos e trifásicos, cada um possui uma configuração de acordo com a rede onde vai se instalar. De modo geral a rede monofásica para residência e trifásica para indústrias. Saiba mais sobre No Breaks Monofásicos e Trifásicos.

4. Quanto tempo de autonomia você irá precisar?

O tempo de autonomia de um No Break é o tempo que, com as baterias carregadas, ele alimentara os dispositivos conectados durante a falha na rede elétrica.

É importante identificar quantos minutos você irá precisa para que durante uma falha na rede seus equipamentos sejam desligados corretamente e não haja perdas.

O tempo de autonomia de cada No Break varia de acordo com a potência da carga, de quantos equipamentos você irá conectar ao No Break, com a temperatura ambiente, o nível de carga e vida útil da bateria.

Se você possui equipamentos que não podem parar ou reside em regiões em que as quedas de energia são constantes, o ideal é que você escolha um nobreak com expansão de baterias.

Ou seja, que permita que você adicione bancos de baterias externos, o que irá aumentar significantemente o tempo de autonomia.

5. Onde será instalado seu No Break?

O local onde se instalará o No Break é uma informação importante para definir o formato e espaço necessário para acomodar o equipamento.

Existem No Breaks disponíveis no formato rack e torre, é importante saber qual o espaço disponível você possui para ele e para um banco de baterias, se necessário.

Com as respostas para estas perguntas ficará mais fácil o caminho a seguir para a escolha e dimensionamento do No Break ideal para sua necessidade.

A CM Comandos possui uma equipe de especialistas para auxiliar a dimensionar seu No Break, uma Engenharia de Aplicações que presta todo o suporte nos projetos e dimensionamentos. Fale com a gente! https://www.cmcomandos.com.br

Você também pode gostar

Deixe um comentário